Artigo | Transformação digital: o antidoto contra COVID-19 no ambiente de negócios
Os negócios que menos sofrem prejuízos com o COVID-19 são aqueles que já funcionam de forma mais online e remota possível.
Faz alguns anos que novos modelos de negócios vêm surgindo e rompendo com o modelo tradicional físico. Existem inúmeros restaurantes, supermercados, instituições de ensino, financeiras, lojas e outras organizações que funcionam de maneira permanente online e sem nenhuma forma física, devido a própria natureza da atividade. Ou contam com no máximo um serviço terceirizado de entregas.
Estes são os negócios menos afetados com a crise atual. Mas isso não quer dizer que eles estejam imunes. Isto acontece porque na verdade ainda existem os problemas indiretos causados por este caos mundial. Toda esta onda de mudanças bruscas e repentinas afetam toda uma cadeia de produção que vai muito mais além do que vemos na aparência.
Um exemplo está na própria bolsa de valores que tem feito que gigantes no mercado “derretam” de um dia para o outro. São enormes perdas financeiras que levarão meses, possivelmente anos para serem recuperadas. Assim como a indústria do turismo que está sendo devastada pela crise de forma imediata.
Mas focando naqueles negócios que já tinham como característica funcionar de maneira remota, assim como as sociedades que já nas últimas décadas tinham desenvolvido a estrutura social e econômica mais isolada, independente e digitalizada, são as que hoje tem sofrido um pouco menos o impacto deste desastroso vírus que tem levado milhares de pessoas a morte e causado um pânico mundial.
Não se pode dizer que existem empresas totalmente imunes a este vírus, mas é possível considerar que algumas possuem um sistema mais imune aos efeitos causados por ele. Dessa forma, do mesmo jeito em que uma pessoa que tem um sistema imunológico mais forte consegue se livrar mais rápido do vírus e toda a complicação causada por ele. Aqueles modelos de negócios (e sociedades) que possuem mais estruturas onlines, digitalizadas e informatizadas são as que a princípio ficarão curadas de forma mais rápido.
Esse contexto reforça a importância de que organizações vivam o processo de transformação digital. O time da MTB considera que modelos de negócios baseados no ambiente digital, tem maior capacidade de seguir adiante em ambiente de incerteza. Além disso, são mais preparados para responder às demandas impostas com maior e agilidade. Exatamente no dia de hoje existem inúmeras organizações que precisam reverter suas operações físicas para o digital, isso para conseguirem manter suas atividades. O convite feito pelo time da MTB é que possamos compreender, mesmo diante da instabilidade, viver uma transformação digital pode trazer maior estabilidade para o futuro das organizações e pessoas.
Inscreva-se para receber nossos insights, artigos, e-books e todo nosso conteúdo gratuito!