São Paulo, Brasil | Lima, Peru
Brasil: +55 11 93376 0393 | Peru: +51 967 349 460
info@movingtb.com

Artigo | Os dois lados do “Work from home”

Artigo | Os dois lados do “Work from home”

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas, já para outras isso é sinônimo de pesadelo.

É sabido que toda moeda tem dois lados, então vamos a cada um deles!

Um lado desta moeda é o sonho: este é relacionado aos fantásticos benefícios que se tem por poder desfrutar do seu trabalho em casa, como por exemplo, o mais estimado deles que é a flexibilidade de horários. Ter autonomia para gerenciar os seus afazeres é de fato algo muito gratificante e gera uma sensação de liberdade incrível.

Outro benefício é o alívio de não fazer parte da grande massa que entra em transporte público no horário do rush, ou mesmo aqueles que tem o privilegio de ir no próprio carro em um ar condicionado adequado, mas preso em engarrafamentos enormes por horas diárias.

Para aqueles que tem filhos pequenos ou convivem com pessoas com necessidades especiais o trabalho em casa é uma forma de ficar mais perto e poder acompanhar melhor a movimentação. Realmente em certos casos é a melhor opção, ou talvez a única!

Poder fazer as refeições em casa, trabalhar de chinelo, pijamas, sem todo o glamour estimado significa produtividade para muitas pessoas. Mas como toda moeda tem dois lados, existe também o outro lado que precisa ser considerado e pode ser encarado como um pesadelo.

O pesadelo de trabalhar em casa pode começar a partir do momento em que você não tem um espaço e infraestrutura adequados. Na hora que a internet começar a não funcionar, ou você perceber que não tem os acessos necessários aos sistemas e recursos da empresa para desenvolver o seu trabalho a moeda começar a mudar o lado. Assim como as crianças pequenas os as pessoas que moram na mesma casa que você, começarem a interromper o seu horário de trabalho e a gerar diminuição da sua produtividade.

Bom, mas estes problemas podem ser resolvidos de forma bem simples. O pesadelo começa a ficar mais intenso quando o seu “chefe” ou a turma do outro lado da tela começa a considerar que o seu horário é 24h por dia, 7x por semana! Sim, este é um dos problemas mais frequentes e que geram uma sobrecarga muito grande na vida daqueles que não tem o espaço separado entre a vida pessoal e a profissional.

É nesta linha entre vida pessoal e profissional que esconde o bicho papão de muitos que tem este pesadelo. Isso acontece porque para trabalhar em casa é preciso ter muita disciplina, organização e autonomia. Isto significa que a pessoa precisa saber respeitar o espaço de trabalho dentro da própria casa e que existe vida pessoal além do trabalho.

Alguns fazem isto com mais destreza do que outros. Existem pessoas que se sentem mais felizes em trabalhar em um ambiente mais isolado e com menos contato diário com outras pessoas. Porém, para muitos, o acordar cedo, se aprontar, sair de casa e mudar o ambiente é parte do seu bem estar pessoal.

Por isso, trabalhar em casa tem suas vantagens e desvantagens. Mais do que um radicalismo entre todos devem trabalhar presencial ou remotamente, a empresa precisa considerar o tipo profissional que compõe a sua equipe. Saber respeitar as diferenças entre as pessoas é fundamental, da mesma forma o profissional deve conhecer a cultura da empresa e verificar se ambos se encaixam para ter um equilíbrio dentro da organização.

Inscreva-se para receber nossos insights, artigos, e-books e todo nosso conteúdo gratuito! Newsletter Form


Artigos mais lidos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *